Defeitos e características comuns de fundição:
- Estomas
Principalmente em forma de pera, redondo, orifícios ovais, a superfície é lisa, geralmente não exposta na superfície da fundição, grandes orifícios existem independentemente, pequenos orifícios aparecem em grupos.
- Areia pegajosa
Parte ou toda a superfície da fundição é aderida a uma mistura mecânica de metal e areia, que ocorre principalmente na parede espessa e na junta quente da fundição.
- Areia
Existem peças de metal elevadas na superfície da fundição, a superfície é áspera, as bordas são afiadas e uma pequena parte está conectada ao corpo de fundição.
- Bocas brancas
A seção de ferro fundido cinza toda ou a superfície da organização branca brilhante, muitas vezes na seção fina de fundição, bordas e bordas.
- Encolhe o buraco e solte
Orifício de encolhimento: cavidade fechada ou aberta de forma irregular com paredes ásperas e elementos dendríticos, muitas vezes aparecendo na solidificação final da fundição.
Encolhimento: pequenos orifícios de encolhimento espalhados na seção fundida.
- Frachaduras
Trincas quentes: a seção é severamente oxidada, não há brilho metálico, a fratura ocorre e se desenvolve ao longo do limite, e a forma é tortuosa e irregular.
Rachadura a frio: através do cristal sem quebrar ao longo do limite de grão, a fratura tem um brilho metálico ou uma cor ligeira de oxidação.
- Composição química e propriedades mecânicas não são qualificadas
A composição química e a dureza, resistência, alongamento, desempenho de impacto, resistência ao calor, resistência à corrosão e resistência ao desgaste da fundição não atendem aos requisitos técnicos.
Os defeitos de fundição estão intimamente relacionados ao processo de fundição, materiais de modelagem, moldes, fundição e fundição de liga, seleção de liga de fundição, projeto de estrutura de fundição, requisitos técnicos do projeto é razoável. Portanto, a fundição deve ser controlada sob os seguintes aspectos
Qualidade da peça:
- 1.RSeleção fácil de liga de fundição e estrutura de fundição.
- 2.RDesenvolvimento fácil de requisitos técnicos para peças fundidas:Fundições defeituosas nem todos os produtos resíduos em fundições qualificadas, permitindo a existência desses defeitos e a extensão de sua existência, deve ser especificado no desenho de peças ou documentos técnicos relevantes, como base para os requisitos de qualidade de fundição.
- 3.CA inspeção da qualidade da fundição é uma medida importante para controlar a qualidade da fundição.
Os itens de inspeção de fundição incluem: qualidade da aparência da fundição, incluindo defeitos da superfície da fundição, rugosidade da superfície, tolerância de peso e tolerância dimensional; Qualidade interna da fundição, incluindo defeitos internos da fundição, composição química, estrutura metalográfica e propriedades do material; Desempenho de fundição, incluindo fundição em forte, alta velocidade, resistência à corrosão, resistência ao calor, resistência a baixa temperatura e outras condições diferentes da capacidade de trabalho.
O método mais comumente usado para inspeção de qualidade de fundição é o método macro.
É observar a olho nu (ou com a ajuda de um martelo de ponta) para encontrar defeitos superficiais e defeitos subcutâneos da fundição, como poros, orifícios de areia, inclusões de escória,
Areia pegajosa, orifícios de encolhimento, falha em derramar, isolamento a frio, erro de tamanho, etc.
Para defeitos internos, é necessário usar instrumentos para inspeção, como inspeção de penetração de cores, inspeção ultrassônica, inspeção de raios-x, inspeção de partículas magnéticas, inspeção fluorescente, inspeção de resistência à pressão.
Além disso, se necessário, a fundição também deve ser inspeção anatômica, inspeção de fase, inspeção de propriedades mecânicas e análise de composição química.