Introdução à câmara ambiental:
Uma câmara ambiental é um espaço fechado onde as condições ambientais, como a temperatura e a humidade, podem ser controladas.
Algumas câmaras podem também simular a corrosão através da introdução de névoa salina na câmara.
As dimensões destas câmaras podem variar muito consoante o tipo de produto a testar.
Os tamanhos variam de 20 litros a 400.000 litros, o suficiente para testar um camião inteiro!
Para que serve uma câmara climática?
A principal função da câmara de ensaios ambientais é testar o comportamento dos produtos que utilizamos diariamente em condições climáticas extremas.
Por exemplo, um automóvel que funciona bem num clima seco pode não funcionar bem num ambiente de elevada humidade.
As câmaras ambientais permitem aos fabricantes testar os seus produtos num único ambiente.
A câmara ambiental permite testar produtos em climas continentais com invernos frios e verões quentes, bem como em climas mediterrânicos com temperaturas mais elevadas.
Se devidamente calibradas, as câmaras ambientais podem produzir resultados fiáveis que simulam o desempenho de um produto durante o seu ciclo de vida real.
A calibração adequada da câmara de ensaio é fundamental para obter resultados fiáveis.
Várias câmaras de ensaio têm procedimentos de calibração diferentes, dependendo do modo de funcionamento da câmara ambiental e da área em que a câmara é utilizada, pelo que, antes de iniciar o processo de calibração, é necessário contactar o fabricante da câmara para saber qual o procedimento correto.
Como funcionam as câmaras ambientais?
As câmaras ambientais funcionam com base no princípio de que todas as condições podem ser geridas manualmente através de vários processos mecânicos.
A temperatura é controlada por um aquecedor elétrico para aquecer ou por uma unidade de refrigeração para arrefecer a câmara.
Por exemplo, para simular os efeitos corrosivos da água do mar, os investigadores pulverizaram uma solução salina através de bicos na câmara, criando uma névoa fina que cobria todo o produto.
A humidade na câmara de ensaio pode ser simulada de duas formas diferentes: evaporação de água através de uma fonte de calor ou tecnologia ultra-sónica.
"O vapor de água é normalmente introduzido na câmara de ensaio através de um gerador de vapor, que aquece a água e produz vapor. Este vapor sobe até ao topo da câmara ambiental, onde arrefece novamente, aumentando a humidade geral na câmara de ensaio. Este método é útil, porque pode criar rapidamente uma humidade elevada numa sala grande.